Células

 

 

Dentro da visão celular no modelo dos doze temos dois tipos de células: células de multiplicação e células de edificação.

Nunca devemos esquecer o contexto e propósito de uma célula. Seja ela para multiplicação ou para edificação a idéia passada pela Palavra de Deus acerca de grupos pequenos é a maior probabilidade de sucesso em trabalhar com o indivíduo. Vamos falar um pouco sobre cada uma delas:

 A - CÉLULAS DE MULTIPLICAÇÃO

As Células de Multiplicação são uma grande estratégia dada por Jesus Cristo à sua Igreja para ganhar e consolidar as almas, com o objetivo de acompanhar o novo convertido e dar a ele todo o suporte necessário para crescer na fé e desenvolver sua liderança e seu chamado pessoal.

Uma Célula de Multiplicação é uma reunião formada por membros da Igreja local, que se reúnem numa casa, escritório, escola ou outro lugar adequado, a fim de pregar o Evangelho das boas novas, ouvir de Deus, compartilhar a Palavra, ter comunhão uns com os outros e expandir o Reino. Assim, as principais características da Célula de Multiplicação são: ganhar e consolidar. Para que isso aconteça de forma natural, o ambiente na Célula deve ser de família.

Essa conotação de família não deve ser degenerada, pois, sem isso teremos reuniões im-pessoais e frias, aonde o povo vem ouvir alguém, com quem não tem comunhão e acaba sendo apenas mais um freqüentador. O ambiente amistoso é necessário para que as pessoas, principalmente os visitantes, se sintam bem, seguros e se desarmem para poder receberem a Cristo como seu Senhor e Salvador.

A.1 - Características de Uma Célula Modelo

» Um lugar de liberdade e espontaneidade
» Um lugar de aceitação
» Na célula você vai ser o que você é, não precisa fingir
» É um lugar o­nde conhecemos os dois lados do amor: o carinho e a brandura
» Um lugar de responsabilidade e cuidado mútuo
» Um lugar de reprodução, o­nde todos devem aprender a se multiplicar
» Um lugar o­nde todos se importam uns com os outros, o seu problema é meu também
» Um lugar de ajuda e cuidado com os novos

As Células de Multiplicação são a melhor maneira de evangelizar todas as camadas sociais sem barreiras ou obstáculos. É uma excelente estratégia de penetração do Evangelho entre todos sem ser percebido ou rejeitado, pois os vínculos já existentes são usados como ponte entre os cristãos e os não crentes.

A.2 – Propósitos da Célula de Multiplicação

A.2.1 – Ganhar Almas

Ganhar almas é o mesmo que evangelizar. Evangelizar é apresentar as boas novas. Isso pode ser feito com palavras e gestos e com o testemunho de vida de cada um no dia-a-dia. Um dos mandamentos do Senhor para todos os cristãos é que dêem frutos, ganhem almas, e não vivam apenas na esperança de que outros façam isso.

Evangelizar não é simplesmente fazer um convite. Isso pode ser bom e até mesmo dar fru-tos, mas não é a melhor maneira de Deus para a nossa multiplicação.

O objetivo principal da reunião da Célula de Multiplicação é levar as pessoas a conhece-ram a Jesus como Salvador. Por causa disso a reunião deve ser feita em função dos visitantes (exceto o dia que não tiver visitantes). É claro que haverá também o objetivo de edificar os novos crentes e gerar comunhão entre os crentes veteranos para que todos permaneçam firmes no Se-nhor, mas não se pode perder a tônica de ganhar almas dentro da Célula.

A.2.2 – Consolidar Almas

O verbo consolidar significa sustentar, firmar, tornar sólido, seguro ou estável, fortalecer, conservar, transformar, fazer permanecer. É o processo de cuidar, de dispensar a atenção que devemos dar ao novo crente para reproduzir nele o caráter de Cristo, de maneira que sua vida cumpra o propósito de Deus: Dar frutos que permaneçam (Jo 15:16), acompanhar a decisão de uma pessoa e levá-la a firmar na em Cristo e na Igreja. A pessoa que faz esse acompanhamento aos novos convertidos é chamada de consolidadora.

A maioria dos crentes tem em suas mentes que “conversão” é quando uma pessoa vai à frente e faz a decisão por Cristo. Isso é uma meia verdade que leva a maioria das Igrejas a perder as pessoas que ouvem, se interessam e até aceitam, mas não permanecem depois da decisão. O momento da decisão é o começo da conversão. Temos que ter em mente que a conversão é um processo que começa na oração por três, gera a decisão e depois precisa dos cuidados especiais para que a pessoa que se decidiu permaneça em Cristo. Ganhar almas não é só levar a pessoa a tomar a decisão, mas principalmente ajudar nos primeiros momentos de sua nova vida em Cristo, pois não será fácil para o novo convertido abandonar o pecado, a velha vida, os hábitos e costu-mes antigos sem a ajuda de alguém que já está firme no Senhor.

Dentro da célula de multiplicação todos são ganhadores de almas e todos devem se tornar consolidadores de almas. É importante ganhar, mas também fazer permanecer os frutos (Jo 15:16).
Para o Senhor Jesus Cristo não basta apenas ir, nem apenas dar frutos, é necessário que o fruto permaneça. O alvo é a permanência do fruto, só então teremos uma consolidação de resultados.

B - CÉLULAS DE EDIFICAÇÃO

Jesus tinha doze discípulos e contava com eles. O modelo dos doze possibilita o equilíbrio de organização. Sabemos que Jesus gastou tempo com eles para fazê-los vencedores e influenciar gerações. O número doze representa autoridade, governo.

 
O modelo são as células de edificação, que chamamos de governo dos doze (G-12). São formadas de pessoas que frutificaram nas células de multiplicação, e que demonstraram atitudes de discípulos.
 
Cremos que esta visão trará grandes mudanças na sua vida, na comunidade, na cidade e, é claro, em todo espaço geográfico que o Senhor lhe der.
 
O enviar é a conseqüência de todos os degraus anteriores da escada do sucesso, ou seja, depois que se ganha uma pessoa, consolidamos esta através do pré-encontro, encontro e pós-encontro, e a treinamos através da Escola de Líderes e do grupo de discipulado de 12. Assim que ela estiver pronta, é enviada a liderar uma célula, para escolher os seus doze discípulos, repassando para esses a visão e a necessidade de que cada um deles seja frutífero e almeje também ser um líder na casa de Deus.
 
Este é o último degrau da escada. Quando alguém entra de fato nele? Quando passa a ser líder de célula. Sua jornada agora não tem limites. Ele estará envolvido em desenvolver sua célula, através da qual estará ganhando vidas para Cristo, consolidando-as, treinando-as e enviando-as.