Desafio dos nomes

OBJETIVO: CRIAR VÍNCULOS, LIBERDADE E IDENTIFICAÇÃO.
FASE DA CÉLULA: GANHAR.
DURAÇÃO: 30 MINUTOS (CÉLULA DE 4 A 6 PESSOAS).
MATERIAL NECESSÁRIO: CARTOLINA OU PAPEL, REFRIGERANTE OU SUCO, CADEIRAS CONFORTÁVEIS.

MODO DE FAZER

Receber todos com muita simpatia e alegria, talvez servir um refrigerante ou suco para descontrair.
Sentar todos em círculo, dizer que vamos fazer uma brincadeira divertida para nos conhecermos melhor.

Então se escolhe uma pessoa para começar; alguém que já é membro da célula. Nunca comece com um visitante, principalmente se ele(a) não for crente. Explique como funciona o que cada deve fazer.

» Essa pessoa escolhida para começar deve dizer seu nome bem alto e quem estiver à sua esquerda, repete o nome da primeira, e em seguida, diz seu próprio nome (para facilitar faça um exemplo)
» O seguinte repete o nome do primeiro, do segundo e diz o seu próprio nome; e assim vai sucessivamente, cada pessoa tem que repetir todos os nomes que foram ditos an-tes.
» Quando alguém errar, deve pagar uma prenda (nada constrangedor) e a brincadeira recomeça a partir de quem errou.
» Quando conseguirem dar a volta e todos tiverem dito seu nome, aí continua com a pessoa que começou dizendo o primeiro e um dos seus sobrenomes, e da mesma forma todos vão falando. Se alguém errar, deve pagar uma prenda; E a brincadeira re-começa em quem errou.

Caso seja rápido, ou número de pessoas for pequeno, pode-se continuar agora e, ao invés dos nomes, pode cada um dizer o seu apelido, ou um apelido que tinha quando criança. Atenção: oriente que deve ser apelidos carinhosos que lhe foram dadas ao longo da vida.

CUIDADOS QUE DEVE SE TOMAR

Antes de a célula acontecer, o líder e os membros devem combinar quais os tipos de prenda as pessoas devem pagar, não deve haver nada constrangedor, humilhante ou que exponha, mas alguma coisa simples. Também é muito importante dizer a todos que não deve haver gozações com nomes diferentes e nem pegação no pé com apelidos. Po-rém é muito importante manter o bom humor de maneira saudável.

Lembre-se que é uma armadilha para ganhar pessoas, e não perder ou machucar.

ANÁLISE DA DINÂMICA

Levar cada um a ver a importância de ser conhecido pelo nome. Que Deus nos co-nhece pelo nome. A importância de chamarmos com carinho uns aos outros, como Deus, como Pai, que conhece cada pessoa pelo seu nome e a chama com carinho.

"Àquele que criou você e que te modelou, lhe diz: não tenha medo, porque eu lhe resgatei e lhe chamei pelo nome: você é meu!" (Is 43:1). Não abrir a Bíblia e ler. Escreva o versículo em um papel ou cartolina e mostre para todos.

Falar de como Deus chamou o profeta Samuel pelo nome (I Sm 3:1-11), de como ele respondeu; e porque ele respondeu positivamente Deus o transformou e o usou pode-rosamente.

APLICAÇÃO OU APELO

Hoje você está aqui porque Deus está chamando-o pelo seu nome! Qual a respos-ta você vai dar? Diga que Deus quer transformar sua vida e fazer através de sua vida.

Você não veio aqui porque alguém te trouxe, não, você veio aqui por o Senhor está te chamando pelo nome (diga o nome das pessoas visitantes), como você vai responder? Pergunte se a pessoa quer que você a ajude a responder? Leve a(s) pessoa(as) a orarem entregando sua vida ao Senhor.

Depois que a pessoa dizer ou orar aceitando Jesus Cristo como seu único Senhor e Salvador, preencha ficha e diga a ela o que aconteceu. E é o que vai acontecer de ago-ra para frente, e como é importante a consolidação na nova vida dela.

DETALHE ESPECIAL QUE FAZ A DIFERENÇA

Se possível entregar aos visitantes uma pequena lembrança ou presentinho.

CONCLUSÃO

Convidar a todos para os cultos de celebração ou programação espe-cial. Agradecer a presença dos que vieram a primeira ou segunda vez e dizer que os es-pera na próxima semana.