Rótulos

OBJETIVO: LEVAR A CADA PESSOA A VER COMO DEUS A VÊ. TAMBÉM FAZER AS PESSOAS ENTENDEREM COMO ELAS TRATAM AS OUTRAS POR APARÊNCIAS. ENSINAR COMO DEVO TRATAR O PRÓXIMO.
FASE DA CÉLULA: GANHAR
DURAÇÃO: 30 A 50 MINUTOS (CÉLULA DE 4 A 12 PESSOAS).
MATERIAL NECESSÁRIO: ETIQUETAS ADESIVAS E CANETAS HIDROCOR.

MODO DE FAZER

O líder, os auxiliares e os membros da célula devem receber a todos alegremente, devem criar um clima amistoso e agradável. O líder, ou um dos auxiliares, deve dizer que todos são bem vindos, que estão ali porque são especiais. Depois deve dizer que vão fazer uma brincadeira para tirar algumas boas lições.

Antes de começar a reunião o líder deve ter escrito em etiquetas adesivas alguns “rótulos” que damos às pessoas, definições que a sociedade tem das pessoas, às vezes por sua aparência. Ex.: Nerd, fofoqueira, orgulhoso, etc.

Depois que um clima agradável estiver entre todos, e todos estiverem sentados, peça para que todos fechem os olhos e não abram para não estragar a brincadeira. Enquanto as pessoas estão com os olhos fechados, cole na testa de cada um uma etiqueta escrita um desses “rótulos”. Depois que as etiquetas são coladas na testa de cada participante, de modo que ele não veja o que está escrito na sua etiqueta, mas veja o que está escrito nas etiquetas dos outros. Peça para todos abrirem os olhos e diga que eles não podem dizer o que está escrito na testa do outro se não acaba a brincadeira.

Pede-se então que os participantes conversem entre si tratando o outro como se ele fosse o que está escrito em sua testa, na sua etiqueta, como ele é rotulado pela sociedade (pode-se dividir em subgrupos).

Após um tempo de uns 10 a 15 minutos, o líder da célula deve pedir a todos para se sentarem em círculos e pedir que cada um diga se descobriu o que está escrito na própria testa, e como se sentiu sendo tratado assim. Não deixe os outros dizerem antes da pessoa tentar descobrir.

Sugestões de alguns “rótulos” muito comuns na sociedade: Drogado; Roqueiro; Crianção; Presidiário; alcoólatra; mendigo; mauricinho/patricinha; tristonho; chato; louco; surdo; alienado; maluco; bobo; etc.

CUIDADOS QUE DEVE SE TOMAR

É muito importante tomar o cuidado de não colocar em pessoas convidadas etiquetas que na verdade esteja escrito o que ela é, como, por exemplo, colocar em um alcoólatra a etiqueta de alcoólatra, isso pode ser ruim para a pessoa. Também procure evitar “rótulos” muito depreciativos ou que as pessoas se tornem muito depreciativas durante a brincadeira.

ANÁLISE DA DINÂMICA

Por que julgamos as pessoas por um rótulo que outros lhe põe? Por que discriminamos as pessoas pelo que achamos que são?

Por que tirarmos conclusões apressadas das pessoas pelo rótulos que a sociedade colocou nelas, sem antes conhecer melhor cada uma delas.

APLICAÇÃO OU APELO

O Senhor não te vê por rótulos, pelo contrário, ele vê seu coração. Jesus Cristo te conhece e te ama do jeito que você é. Se há algo em você que precisa mudar, o Senhor Jesus fará isso se você deixar, porém ele não te “violenta” e nem te obriga a ser de uma forma que você não é.
Sabe porque o Senhor não nos vê por rótulos, porque para ele somos especais, somos, amados a tal ponto que ele deu sua vida por nós.

Ele deseja que não vivamos mais assim, sendo discriminado ou julgado e nem que discriminemos ou julguemos, pelo contrario, O Senhor quer manifestar o seu imenso amor para conosco, para isso acontecer só é preciso você abrir seu coração e recebê-lo agora como seu Senhor e Salvador.
Na Bíblia, em Jeremias 29:11, está escrito: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais”.

Deus quer mudar o rótulo que está pregado em você. Ele quer que todos te conheçam por filho de Deus, abençoado, vencedor, cheio do Espírito de Deus, transformado, nova pessoa.

Neste momento faça o apelo para aqueles que estão visitando se querem receber Jesus Cristo como seu único e suficiente salvador.

DETALHE ESPECIAL QUE FAZ A DIFERENÇA

Depois faça algumas etiquetas com novos rótulos, tipo: filho de Deus, abençoado, vencedor e depois cole na testa de todos.

FINALIZAR

Convidar a todos para os cultos de celebração ou programação especial. Agradecer a presença dos que vieram a primeira ou segunda vez e dizer que os espera na próxima semana.