A importância das dinâmicas

As dinâmicas são um meio comunicação utilizadas para que os membros e os convidados das células ampliem seu conhecimento pessoal, facilitem o relacionamento, expressem sentimentos, confrontem idéias, estimulem pensamentos analógicos e associativos, gere uma fé no coração, desperte sentimentos e confiança mútua, além da compreensão clara do objetivo da mensagem a ser transmitida. No entanto, é preciso estar alertas no sentido de que as dinâmicas são uma grande ajuda, mas não bastam para gerar o êxito nas células, no discipulado dos doze, na vida normal da igreja. O uso de dinâmica no processo da Escada do Sucesso (Ganhar, Consolidar, Discipular e Enviar) vem como uma forma alternativa a mais para cooperar no êxito de conquistar almas para o Senhor Jesus. Também para facilitar e possibilitar o vivenciar de situações inovadoras em todos os níveis.

Como vivemos num mundo agitado de rápidas mudanças de paradigmas e valores, marcado pela comunicação massificadora e sem observar e respeitar o individualismo de cada pessoal torna-se fundamental que os espaços e oportunidades que temos para levar o Evangelho das boas novas de Jesus Cristo ultrapassem as formas velhas e lentas que por séculos têm impedido a igreja de romper.

As dinâmicas não são para ser aplicadas apenas para criar um modelo novo ou diferente de liturgia nas células, muito menos para ser um entretenimento para as pessoas que virão. Também não se pode pensar que as dinâmicas são uma forma de levar o Evangelho de uma forma mais branda (baratear, abaixar o preço) às pessoas que ainda não conhecem a Jesus. Pelo contrário, as dinâmicas são, sim, uma estratégia de comunicação eficiente, marcante e que proporciona uma resposta imediata. Porém essa estratégia também é de confronto, de impacto e marcante na vida das pessoas que são expostas a elas.

As dinâmicas operam com significados e sentidos marcantes, no visual, auditivo e emocional. São atos reais que retratam situações de profundidade para nossa vida. A imaginação e a criatividade são despertadas de forma contundente para mostrar o significado de verdades vitais para a nossa vida. Isso acontece com a lei do menor esforço, pois por uma forma diferente desperta um maior interesse pelo sentido da mensagem e uma menor resistência inconsciente ao Evangelho do Senhor Jesus Cristo. Isso leva a pessoa a aceitar e fazer porque gosta, a fazer porque sente prazer e a uma renúncia às resistências pré-concebidas contra Palavra de Deus.

O resultado essencial é que o que poderia parecer ser uma “regra” ou “obrigação” passa a ser encarado como prazer e satisfação. Uma idéia que se transforma em desejo, um conceito que se transforma em paixão. Satisfazer a regras passa a ser uma fonte de prazer no reino da espontaneidade e liberdade, deixando para trás aquilo que muitas vezes levam as pessoas a aceitarem a Cristo por pressão, medo, indução, falta de convicção. Assim as pessoas passam a viver o Evangelho sem encarar como se fosse um fardo. As dinâmicas criam um desejo, desperta a vontade e interesse pelo assunto, fazendo, assim, com que o individuo compreenda o sentido da mensagem e aceite a proposta de uma nova vida pelo fato de ter sido transmitido a ele em forma de linguagem mais compreensiva à sua realidade ou de alguém que ainda não conhecia a Deus e Sua Palavra.

COMO DEVEM SER AS DINÂMICAS

- Uma linguagem clara e objetiva;
- Uma linguagem que expressa com melhor compreensão o sentido da mensagem que você deseja transmitir;
- Uma linguagem de impacto (diferente do que se está acostumado), mas sem perder a vida de Deus;
- Uma linguagem que fixa, que grava a mensagem na mente e no coração das pessoas (não esquecem);
- Uma linguagem estratégica para quebrar as barreiras e resistências do subconsciente de cada UM ao Evangelho (por pensar que é mais uma religião);
- Uma linguagem gerada por uma participação coletiva na célula (todos os membros devem participar do planejamento).

AS DINÂMICAS NÃO PODEM SER FEITAS COMO:

- Um modismo (porque todo mundo está fazendo);
- Um entretenimento para o povo;
- Uma prática de obrigação (não temos algo melhor, então vamos tentar);
- Uma prática mecânica (fazer sem vida);
- Um showzinho (querer agradar para as pessoas voltarem sempre);
- Uma atividade desprovida de oração (tem que ter unção);
- Uma atividade individualista (todos os membros devem ser envolvidos);
- Uma invenção mirabolante (a última novidade da visão);
- Uma forma de competição (porque a nossa estratégia é melhor...);
- Uma prática sem preparação, antes de fazer é precisar o que é? Por que? De o­nde veio?

EXEMPLOS DE DINÂMICAS USADAS POR JESUS

- Água transformada em vinho – Jo 2:1-11
- Sinais – Jo 2:23
- A sede, água e o cântaro – Jo 4:1-17
- Usou a boa fé – Jo 4:46-54
- Jesus usou um tanque de água – Jo 5:1-9
- Jesus usa os testemunhos para explicar Sua missão – Jo 5:19-30
- Multiplicação dos pães e peixes – Jo 6:1-13
- Jesus anda por sobre o mar – Jo 6:16
- O fato de terem comido do pão – Jo 6:22
- Usa uma festa, usa o ensino – Jo 7:14
- Usa a água – Jo 7:34
- Cuspiu na terra e fez lodo – Jo 9:1-11
- Rebanho de ovelhas – Jo 10:1-6
- A porta do curau – Jo 10:7-10
- A figura de um pastor e do ladrão – Jo 10:10-12
- Usa um pedaço de pão para indicar o traidor – Jo 13:26
        
QUALIDADES DE UM LÍDER COMUNICADOR

Todo líder de célula ou discipulador de grupo de doze são comunicadores e devem fazer com excelência, pois são aqueles que têm a responsabilidade de transmitir a Palavra de Deus e a direção para os membros do Corpo de Cristo. Existem algumas habilidades que o líder precisa desenvolver (treinar, aprender) para atingir o êxito como comunicador. Não somente através das dinâmicas, mas também em outras formas de comunicação é necessário observar essas qualidades.

Convicção - Acredite naquilo que você está falando. A arma mais poderosa na terra é a sua alma em chamas, a sua fé. Pessoas comuns se tornam líderes excepcionais quando expressam a suas convicções com paixão. Não existem assuntos chatos, apenas comunicadores chatos.

Expectativa - Acredite que pessoas podem mudar. Não existe audiência (grupo de ouvintes) pequena, apenas comunicadores (líderes) com visão pequena e falta de fé. Se mostrar interesse nos seus ouvintes, então os mesmos mostrarão interesse em você. Os grandes comunicadores acreditam em pessoas e pessoas acreditam nos grandes comunicadores. Os quatro passos de fé de uma comunicação bem sucedida.

- Fé em Deus – sem isso fará apenas o que você sozinho é capaz de fazer
- Fé em si mesmo – sem isso, nada fará
- Fé no seu assunto – sem isso fará, mas sem convicção
- Fé em sua audiência – sem isso, fará, mas sem aplicação da parte dos seus ouvintes


Credibilidade – Viva o que você está falando. Isso quer dizer que qualquer coisa que queira comunicar vai envolver algo que você sabe, que você sente, que Deus falou e que você está praticando.

Criatividade - Saiba como falar. Tenha criatividade. Estudos têm demonstrado que existe uma ligação direta entre ser previsível ou não, no que diz do impacto sentido pelos ouvintes. Quanto mais previsível é o preletor, menor será o impacto. Por outro lado, quanto menos previsível for o preletor, maior será o impacto.
 
IMPORTANTE E DEFINITVO

- Retemos somente 25% daquilo que ouvimos
- Retemos 60% daquilo que vemos
- Compreendemos 70% mais quando fazemos o que estamos ouvindo.