A viajem da sua vida

OBJETIVO: LEVAR CADA PESSOA A PENSAR O QUE REALMENTE É IMPORTANTE EM SUA VIDA.
FASE DA CÉLULA: GANHAR.
DURAÇÃO: 50 A 60 MINUTOS (PARA UMA CÉLULA DE 4 A 12 PESSOAS OU ATÉ UM EVENTO DE COLHEITA ESPECIAL).
MATERIAL NECESSÁRIO: FOLHAS DE PAPEL E CANETAS. UMA CANETA PARA E SEIS FOLHAS PARA CADA PESSOA PRESENTE. TAMBEM, SE POSSIVEL, PARA CADA PESSOA ARRUMAR UMA CAIXA, PODE SER DE SAPATOS (QUE VAMOS CHAMAR DE MALA DE VIAGEM).

MODO DE FAZER

O líder da Célula de Multiplicação deve organizar com os auxiliares, anfitriões e membros uma recepção bem calorosa, talvez com refrigerante e salgadinhos. Não se es-queça que "peixe” se pega pela boca.

Também antes das pessoas chegarem à liderança deve pegar algumas folhas e escrever nelas por dentro que Deus tem um sonho (desejo) para vida de cada um e que esse sonho de Deus (desejo) é que todo ser humano seja salvo e chegue ao pleno co-nhecimento da verdade (escreva o seguinte versículo: I Timóteo 2:4). Dobrem essas fo-lhas de papel (uma para cada pessoa que vai participar), de maneira que não tenha como as pessoas verem o que está escrito por dentro. Talvez até seja bom usar uma fita adesi-va para lacrar essa folha. Mas faça algo bem bonito, tem que ser bem apresentável. Por fora escreva assim: O Sonho de Deus para minha vida. Então guarde este papéis do-brados para serem usados na hora certa.

Depois que todos foram apresentados e estiverem bem acomodados, o líder ou o auxiliar, ou alguém por eles indicado, deve dizer:
- Vamos fazer uma dinâmica muito legal e divertida para conhecer os nossas prio-ridades. Distribuir para todos o material, para cada um entregar uma caneta e cinco folhas de papel em branco. Então peça para que cada pessoa:
- Escreva cinco sonhos que você tem na vida, qualquer sonho que queira realizar um dia na vida, algo que seja importante para a pessoa (faculdade, dinheiro, carro, casa-mento, casa, etc). Todos devem escrever um em cada folha de papel e depois dobrar as folhas escrevendo por fora o nome do sonho.

Depois que todos terminarem de escrever, então entregue uma caixa (pode ser de sapatos) para cada pessoas e diga: Imaginem que vamos fazer uma viagem, essa é a maior (mais importante) viagem da nossa vida! E essa caixa é a sua mala (é como se fosse sua vida), e os sonhos que você escreveu é a bagagem, o que você quer levar (quer viver, seu futuro).

Depois oriente a todos para que coloquem os seus sonhos dentro de sua mala (caixa), que representa sua vida. Em seguida quem estiver liderando a reunião vai entre-gar a cada pessoa um daqueles papeis dobrados que esta escrito por fora: O Sonho de Deus para minha vida. E também pede para colocar esse papel dentro da caixa (que representa sua mala).

Então comece a dizer: Esta é uma viagem muito especial, a viagem da nossa vida, que estes sonhos serão nossa bagagem, iremos para outro país, numa longa jornada.
- Com nossos sonhos (os sonhos representam a bagagem de vida) em mãos e sa-indo de casa, temos nossa primeira dificuldade, nem todos os nossos sonhos cabem no carro que vai nos levar, assim temos que abandonar um.
- Qual deles será? Então nessa hora todos devem abrir a caixa e tirar um sonho que será deixado de lado.
- Seguindo viagem, nosso carro quebra e temos que seguir a pé, mas devido ao peso das nossas bagagens temos que deixar outra parte da bagagem de lado (outro so-nho deve ser tirado). Qual sonho foi abandonado?

Em nossa caminhada nos deparamos com um cachorro que começa a correr atrás de nós para nos atacar, e para podermos escapar de uma mordida violenta temos que deixar outro sonho, ficando com só três sonhos. Qual sonho ficou para trás?

À medida que vamos em frente na nossa viagem temos que passar por uma ponte, o­nde é cobrado um pedágio muito caro. Por ser muito caro e não termos esse dinheiro todo para pagar e então teremos que deixar outra bagagem (outro sonho deve ser tirado da caixa). E agora? De qual sonho vamos abrir mão?

- Após um caminho tortuoso até a entrada em outro país, só temos na mala (caixa) mais dois sonhos. Então encontramos uma alfândega o­nde somos barrados e temos que tomar uma difícil decisão. Só podemos seguir com uma bagagem (sonho) na mala. E ago-ra? Qual decisão tomar. Mas qual dos sonhos deixar então?

Depois que todos tiverem tomado a decisão e ficado apenas com uma bagagem (um sonho). Então antes de cada um revelar aos outros - Qual o nosso maior sonho que nunca abandonamos?
O que está conduzindo a reunião deve primeiro levar a todos a refletir.

CUIDADOS QUE DEVE SE TOMAR

Deixe bem claro, no inicio que ninguém deve falar quais os seus sonhos aos outros antes da hora indicada. Quando chegar o momento em que ficar na caixa apenas um so-nho, todos devem manter a caixa fechada e não ficar olhando o sonho que ficou.

É importante durante toda a narrativa deixar as pessoas tomarem suas próprias decisões de quais sonhos devem abrir mãos ao longo de sua viagem. Lembrando sempre que essa viagem representa a vida delas.

ANÁLISE DA DINÂMICA

Então quem está liderando a reunião deve explicar o sentido da narrativa: O carro cheio representa a nossa família e ou amigos que muitas vezes, nos fazem desistir de alguns sonhos.
- O peso das malas representa as dificuldades que encontramos e o tempo no qual tentamos realizar esse sonho, e que pelo cansaço e desanimo sempre desistimos.
- O cachorro tem conotação da perseguição, de que há um inimigo da nossa alma e ele veio para roubar, matar e destruí a nossa vida. Ele faz isso muitas vezes nos levan-do a desistir de sonhos, às vezes nos leva a desistir do sonho de Deus para nos.
- A ponte, significa o momento em que a vida começa a tomar rumo mais estreito! Representa que Deus começa a nos colocar em situações de definição em relação a nos-sa vida. Qual será a nossa verdadeira felicidade? Qual será o verdadeiro sentido da nos-sa Vida? O pedágio representa o preço da vida que vale a pena. O que realmente tem valor para nós. Estou disposto a pagar o preço para seguir em frente.
- Finalmente a alfândega que significa a grande decisão de sua vida. Aquela que um dia todos vão se deparar com ela. A porta do céu, a decisão de assumir o maior sonho para nossa vida inteira. O único que realmente vale a pena!
- Para você, qual é a sua decisão?

Então peça a todos para abrir as caixas e cada um dizer qual foi o sonho que ficou na caixa (sua vida). Depois que todos falarem qual o sonho ficou por último.

APLICAÇÃO OU APELO
Leve-os a refletir:

» Como é difícil para abandonar um sonho?
» O que realmente me motiva nos momentos de dificuldades?
» Que recompensa devo esperar se mesmo saber, preferir o ficar com o Sonho de Deus para minha vida? O que realmente tem sentido na vida? O que preenche o vazio da minha? Somente à vontade de Deus!

Qual a retribuição que Deus tem para mim? Cite o Salmo 37:3-6,7a. Diga que tudo foi uma brincadeira, mas que a intenção era transmitir a maior verdade para um ser humano. De que nunca vale a pena abrir dos Sonhos de Deus para nossa vida e que o principal deles é a salvação. Aceitar o Senhor Jesus Cristo como nosso único Senhor e Salvador! Que quando aceitamos o Senhor como nosso salvador, reconhecendo que somos peca-dores e precisamos de seu perdão, ele nos perdoa e nos da uma nova vida. Quando pas-samos a viver essa nova vida em Cristo que é baseada na vontade Deus o maior prazer de Deus é de realizar os desejos (sonhos) do nosso coração.

Faça o apelo para quem quer aceitar Jesus como seu único e suficiente sal-vador!
Diga: A caixa foi apenas uma brincadeira, mas agora é talvez o momento mais sé-rio de sua vida. Você está disposto a abrir mão de tudo por Jesus? Ele abriu mão de tudo por você.

Em Mateus 6:33 está escrito: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.

Depois que as pessoas orarem aceitando Jesus Cristo como seu único Senhor e Salvador, preencha ficha de consolidação com cada uma delas e diga a elas o que acon-teceu. E o que vai acontecer de agora para frente. O que e como é importante a consoli-dação na nova vida delas.

DETALHE ESPECIAL QUE FAZ A DIFERENÇA

Como seria bom se no final fosse possível servir um “sonho” para cada pessoa, aqueles doces (bolos) que se vende em confeitaria.

FINALIZAR

Convidar a todos para os cultos de Celebração ou programação es-pecial. Agradecer a presença dos que vieram à primeira vez e dizer que os espera na próxima semana.