Encontro com Deus

O Encontro com Deus é um retiro preparado para todos os novos convertidos que se agregam à igreja local. Depois de aceitar a Jesus, ele precisa entender qual o propósito de Deus para sua vida. Ele precisa aprender a fazer distinção entre o reino de Deus e o reino das trevas. Para isso o encontro é uma peça fundamental, pois, durante três dias esse novo convertido é le-vado a ter uma experiência com Deus e abandonar de vez as práticas mundanas. Lá ele vai ter uma experiência profunda com a cruz de Cristo, levando-o a uma experiência de libertação, cura e enchimento com o Espírito Santo.

O Encontro é parte da Visão, e está dentro do segundo degrau da Escada do Sucesso, que é a consolidação.

Devemos tomar muito cuidado, pois algumas Igrejas adotaram somente o encontro, a-chando que com isso estavam entrando na visão celular e acabaram fracassando. O encontro é tremendo, mas não é um fim, é um meio de se levar o novo convertido a ter uma experiência com Deus. A Visão só com o encontro está totalmente fora de contexto. Para termos sucesso na visão, devemos considerar todos os componentes dela, tal como o corpo que tem cabeça, tronco e membros. O encontro é uma experiência tremenda com Deus, mas não representa a solução de todos os problemas que o novo convertido, porventura, possa passar durante sua caminhada cris-tã. É importante que todo o processo da Escada do Sucesso seja trabalhado em sua vida de uma maneira eficaz.

O encontro com Deus tem pelo menos cinco propostas a serem trabalhadas durante o fim de semana: ARREPENDIMENTO DE PECADOS, LIBERTAÇÃO, CURA INTERIOR, NOVA VIDA EM CRISTO e PLENITUDE NO ESPÍRITO SANTO. Vale lembrar que, embora seja um programa pré-estabelecido, a forma como a igreja local ministra as palavras pode variar de uma para outra, no entanto, deve-se tomar muito cuidado com questões doutrinárias e supostas “experiências so-brenaturais”. O encontro é para ministração da Palavra de Deus e devemos entender claramente que a ministração da Palavra, por si só, já é suficiente para transformar o caráter de qualquer pes-soa. Não que seja errado o incentivo de experiências sobrenaturais, mas não devemos viver em função disso. A Palavra diz que o que nos liberta é o conhecimento da verdade (Jo 8:32). Quando mais nos expomos à Palavra de Deus, mais somos transformados (Rm 12:1-2).

O encontro com Deus tem uma etapa antes e outra depois, que chamamos de pré-encontro e pós-encontro. Vamos falar um pouco sobre cada uma, uma vez que cada etapa tem seu grau de importância na consolidação do novo convertido.

1 - PRÉ-ENCONTRO

Durante a consolidação, no caso da nossa igreja local, o novo convertido já é submetido ao pré-encontro, que é uma preparação do seu coração para a experiência que ele vai ter com Deus durante o encontro. Por isso é muito importante o consolidador incentivá-lo contando sua própria experiência de quando passou pelo encontro para encorajá-lo. Nunca devemos forçar uma pessoa a ir para um encontro, principalmente se não forem esclarecidos os reais objetivos do mesmo. Para isso, o pré-encontro é crucial na consolidação do novo convertido, ou seja, quanto melhor for consolidado, melhor será seu aproveitamento durante o encontro.

Devemos ser rigorosos e não permitir que alguém faça o encontro sem ser ministrado no pré-encontro, que, para os novos convertidos, deve durar de um a dois meses dependendo da resposta pessoal de cada um.

A consolidação começa a partir do momento que uma pessoa aceita a Jesus como Senhor e Salvador. Nesse contexto, a célula deve se mobilizar para que essa pessoa seja assistida em todas as suas necessidades. Em seguida, começa-se a estudar as palavras que são pertinentes ao seu novo contexto de vida: novo nascimento, velho homem e nova natureza, família de Deus, fé, Espírito Santo, a Bíblia, etc. Tudo isso se resume no pré-encontro, que é ministrado ao novo convertido a partir do seu ingresso numa célula de multiplicação.

PÓS-ENCONTRO

A próxima etapa, depois que o novo convertido retorna do encontro é ministrar a ele o pós-encontro, que pode durar de um a três meses, dependendo, também, da resposta individual de cada um.
O pós-encontro tem como objetivo preparar o novo crente para os próximos desafios na sua vida cristã: como lidar com o pecado, como permanecer firme na Palavra, como resistir a ten-tação e ao diabo. Nesse contexto é ensinado sobre o contra-ataque do inimigo em áreas específi-cas: família, que é a célula principal; amigos do passado, que têm muito peso nas decisões; admi-nistração de finanças, que é uma área muito delicada e mente, o­nde se travam os maiores com-bates.

É nesse contexto que desafiamos o novo crente a se ingressar na Escola de Líderes, que se torna o primeiro curso bíblico que ele faz. A Escola de Líderes tem como objetivo incentivar o novo convertido a ter uma vida de oração e leitura da Bíblia constante. Ele é desafiado a começar a estudar a Bíblia de maneira sistemática, de forma a ter suas próprias experiências com Deus e desenvolver sua liderança e seu chamado pessoal. A consolidação do novo convertido se encerra quando ele se ingressa na Escola de Líderes.