Redes

 

Rede é o agrupamento, ligação, intercâmbio, vínculo entre duas ou mais células homogêneas (também grupos de discipulado de doze chamados de células de edificação) para gerar organização, trabalho e exercício da autoridade. As redes devem ter objetivos específicos e definidos, direcionados para atingirem alvos dados por Deus à liderança principal da Igreja. É obvio que não há como haver uma rede com uma única célula, por isso, para ser ter uma rede é preciso, primeiro, ter várias células e elas devem ser homogêneas, pois é a homogeneidade das células que gera os vínculos e interesses comuns de um agrupamento de células (redes). As células devem se agrupar por rede, tal qual, no corpo as células biológicas se juntam e formam órgão e tecidos. A organização entre as células homogêneas forma então uma rede de ação especifica. Quanto maior e melhor for essa organização, maior e melhor serão os resultados de uma rede.

Uma rede tem seu sentido natural, mas esse sentido natural é o reflexo da realidade espiritual dos líderes e membros das células que fazem parte de uma rede. Por isso vamos ver também os sentidos bíblicos do que é Rede e as características que deve ter para ser realmente uma verdadeira rede que funciona dentro da Visão Celular:

- Ser uma “armadilha” a capturar as almas para Cristo. Jesus disse que faria dos seus discípulos “pescadores de homens”;
- Fazer uma “distribuição” de pessoas que se decidiram por Cristo dentro das células para serem consolidadas;
- Facilitar o envolvimento do novo convertido com Deus, levando até ele a Vida de Deus, gerando um êxito maior;
- Trazer proteção a cada novo convertido para que o inimigo não venha aproveitar da fragilidade do pouco tempo de vida cristã e atacá-lo;
- De gerar a comunicação entre todas as células, fazendo com que, assim, todos sigam a mesma direção e trabalhem em função do mesmo propósito;
- Ser um grande aprisco o­nde todas as ovelhas vêem e se sentem parte integrante do mesmo rebanho, produzindo assim um pastoreio eficaz e uma reprodução e multiplicação eficiente das ovelhas melhorando cada vez mais o padrão genético, segundo a Palavra de Deus;
- Ligar e interligar as células entre si, fazendo com que cada membro da igreja esteja vinculado alguém recebendo as orientações e informações necessárias para ir em frente. Unir os líderes e os membros da igreja para que todos se sintam “um” em Cristo.

A – REALIDADE MICRO E REALIDADE MACRO

É muito importante entendermos o contexto para que uma rede tenha êxito e venha a atingir seus objetivos funcionando para fim pelo qual ela passou a existir. Vamos analisar o seguinte:

» Células de Multiplicação – Realidade Micro
» Células de Edificação ou Grupos de Doze – Realidade Micro
» Rede – A ligação das células entre si: Realidade Macro

O contexto das células, tanto pode ser uma célula de multiplicação ou um grupo de discipulado de doze (célula de edificação) é limitado a raio de alcance dos membros participantes de uma destas células. Podemos dizer então que seu raio de alcance é limitado em função da quantidade e qualidade que tenha as pessoas que compõem uma célula. A estratégia das células é realmente fantástica por esse motivo, as células são pequenos organismos do corpo de Cristo que vão penetrando em todas as camadas sociais e grupos afins sem resistência porque não apresentam uma religião, uma ideologia ou coisa parecida. É muito sutil e prática.

Mas ao mesmo tempo em que as células podem ir agindo assim, entrando e se proliferando, também há necessidade de uma ação constante e impactante para gerar maiores resultados e atingir alguns que uma célula isolada não tem como fazê-lo.

Uma célula tem uma realidade e um raio de ação que vai até certo limite, mas quando juntamos várias células e as interligamos na mesma direção e com um só propósito, esse raio de ação é multiplicado de acordo com quantidade e realidade das células, ou seja:

» Uma célula de multiplicação tem um raio de atuação.
» Dez células de multiplicação têm o raio de atuação multiplicado por dez.
» Cem células de multiplicação têm o raio de atuação multiplicado por cem.

Quanto maior for a quantidade das células que compõem uma rede e quanto melhor for a realidade destas células maior e melhor será o alcance da rede. A rede é a força das células multiplicada.
Podemos comparar isso ao ataque das abelhas, se uma, duas, três ou quatro abelhas te atacam você até se defende. Pode até tomar uma ou duas picadas, mas certamente vai conseguir se desvencilhar delas. Agora imagine uma colméia com centenas e até milhares de abelhas te atacando, com certeza você vai tomar muitas picadas e, dependendo do caso, pode até morrer. A rede funciona assim em relação ao império das trevas.

Precisamos sim dos líderes (abelhinha) que vai buscar o néctar das flores (alma) de flor em flor (casa em casa), vai trazendo e colocando em favos (células) com isso formar as camadas (redes), isso é o que faz a colméia (igreja) existir e se sustentar, porém também precisamos que toda a colméia (igreja) ataque em uma só direção para eliminarmos inimigos e obstáculos a fim de termos bons êxito dentro da visão celular.

Isso quer dizer que as redes terão a mesma ação das células, só que no sentido “macro”, muito mais abrangente e eficaz. O “poderio bélico” da ação do exército de discípulos distribuídos dentro das células se torna quase que incalculável à medida que começa a dar resultados. Além de ampliar a ação estratégica das células as redes também vão dar um suporte e sustentação para todos os membros, mas em especial para os líderes.

Redes não são os antigos grupos de senhoras ou grupos de varões. Redes não são as antigas reuniões de mocidade, de juvenis ou salinha com crianças. Rede é o resultado efetivo do avançar das células em direção ao objetivo de cada uma, mas de maneira conjunta, ou seja, são várias realidades micro que, quando se juntam, formam uma ação macro. Práticas e resultados são obtidos de maneira coletiva e abençoadora para todo um segmento organizado e bem direcionado.

Rede é a organização das células que trabalham com o mesmo objetivo e propósito, que decidem cooperar umas com as outras estabelecendo, assim, o principio da unidade celular para alcançar o alvo. A rede é a forma de viver um novo estilo de vida cristã, só que ajuntando a realidade pessoal de cada individuo e fazendo disso uma força coletiva, que gera resultados muito maiores. Uma rede é o coletivo de células e como tal é desafiante, empolgante, cativante, abençoador e tremendamente viável para transformar igrejas, bairros, cidades e nações.

B – TIPOS DE REDES

B.1 - Redes Principais

» Rede de Homens
» Rede de Mulheres
» Rede de Casais
» Rede de Jovens
» Rede de Adolescentes
» Rede de Crianças

B.2 - Redes de Apoio

» Rede de Arte (teatro, dança)
» Rede de Diáconos
» Rede de Ensino
» Rede de Música
» Rede de Intercessão